/ PT / ES / EN /

Armazenamento definido por software

Armazenamento definido por software

Tendência promete aumentar a flexibilidade, escalabilidade, automação e redução de custos

De acordo com o estudo da EMC “The digital universe in 2020: big data, bigger digital shadows, and biggest growth in the far east”, a previsão é que o volume de dados digitais dobre a cada dois anos, chegando a 40 mil exabytes em 2020. Este é um cenário que exige cada vez mais a demanda de tecnologias que façam abstração da complexidade e heterogeneidade no gerenciamento de dispositivos de armazenamento em um datacenter. O Software Defined Storage (SDS) vem sendo proposto como uma nova categoria de produtos de software de armazenamento, já que fornece uma maior flexibilidade, com melhora na escalabilidade, automação e ainda redução de custos.

Dessa forma, os recursos de infraestrutura de armazenamento em um ambiente de SDS podem ser alocados de forma automática e eficiente para atender as necessidades de aplicativo de uma empresa, por exemplo, com maior desempenho ou maior capacidade de armazenamento (com pouca demanda de leitura/escrita em disco).

Em linhas gerais, os ambientes de armazenamento das empresas, ou grande parte delas, são fragmentados, incluindo tecnologias diversas, como Flash, NAS, SAN, entre outras, e envolvem um mix de fornecedores, sistemas de gerenciamento e ferramentas.

Com tudo isso, a TI ainda precisa lidar com novas informações (internet das coisas, big data e dados não estruturados), mas nem sempre tem orçamento condizente com a evolução das necessidades e complexidades do armazenamento de dados. E aí que a automação via software pode contribuir com o esse desafio.

 

Implantação

Uma vez implantado, o SDS provê uma melhor escalabilidade, proteção e disponibilidade – e ainda é mais econômico do que os sistemas NAS ou SAN. Ao separar o hardware de armazenamento do software que gerencia a infraestrutura de armazenamento, o SDS permite que as empresas adquiram hardware de armazenamento heterogêneo sem se preocupar tanto com problemas como interoperabilidade, subutilização ou sobreutilização de recursos de armazenamento.

O software que permite um ambiente de SDS pode fornecer funcionalidades como desduplicação, replicação, provisionamento fino, instantâneos e outros recursos de backup e restauração em uma ampla gama de componentes de hardware do servidor. Os principais benefícios do armazenamento definido por software sobre o armazenamento tradicional são flexibilidade, gerenciamento automatizado e eficiência de custo.

 

Limitações

O uso do SDS tem suas limitações, uma vez que há mais componentes para serem gerenciados, afinal, software e hardware são independentes. As soluções encontradas geralmente são menos maduras do que as matrizes de armazenamento tradicionais. Por fim, a economia tem que fazer sentido – a solução deve ser capaz de alavancar as infraestruturas existentes de armazenamento.

Quer conhecer nossas soluções para deixar sua TI mais rápida e eficiente?
Confira nosso portfólio de serviços e produtos.

Posts Relacionados
Fábrica de soluções

Conheça as principais atividades executadas pelas fábricas de teste da Inmetrics. Relacionado

Saiba mais
Como gerenciar migrações e atualizações da TI

Mudanças fazem parte do cotidiano de toda empresa. A evolução tecnológica, além de ser benéfica para as finanças e os negócios, também torna as rotinas de trabalho mais eficientes e ágeis. Ainda que variações nas rotinas gerem receios e resistências por parte das equipes envolvidas, hoje não há motivos para tornar este um assunto tão […]

Saiba mais
Por que adotar a automação de testes na sua empresa?

Tempo é dinheiro – não há dúvidas de que esta é uma verdade absoluta para muitas pessoas, especialmente no mundo dos negócios. Desperdícios ocasionados por erros evitáveis podem impactar negativamente e gerar significativas divergências no orçamento da empresa, afetando diretamente o negócio no final do mês. É neste contexto em que está inserida a tecnologia […]

Saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *