/ PT / ES / EN /

Como Analytics podem ajudar sua empresa?

Como Analytics podem ajudar sua empresa?

Soluções auxiliam nas tomadas de decisão e predições com base em informações obtidas a partir de uma sorte variada de dados.

Produzimos um incrível volume de dados a uma velocidade impressionante. Para se ter uma ideia, entre 2014 e 2015, o volume de dados gerado foi maior do que a quantidade produzida em toda a história da humanidade. Geramos informações o tempo todo, em pesquisas na internet, vídeos, mensagens instantâneas, redes sociais, aplicativos de celulares, geolocalização, produção, agropecuária… São dados de todos os tipos prontos para serem analisados, com muita coisa para nos dizer.

E para que a resposta seja a mais assertiva possível, as soluções de analytics auxiliam no processo de compreensão, tomadas de decisões, predições e prescrições com base em informações, conhecimentos obtidos a partir de uma sorte variada de dados, por meio de modelos estatísticos, programas de computadores e análises avançadas.

Para obter resultado, são aplicadas técnicas avançadas de estatísticas sobre inúmeros dados dentro de um determinado contexto para responder às perguntas da área, resolver problemas, definir o que fazer, criar programas de computador que definam ações a partir de predições. Segundo Rafael Castellar das Neves, Gerente Técnico da Inmetrics, essas técnicas podem ser usadas para entender o presente, o passado e nos dizer sobre o futuro. “Modelos estatísticos podem ser criados a fim de viabilizar uma maior frequência e melhor predição destas análises. Há várias ferramentas desenvolvidas especialmente para auxiliar a aplicação destas técnicas sobre grandes volumes de dados (estruturados ou não). O uso de Machine Learning está cada vez mais ao nosso alcance, nos possibilitando uma série de mecanismos automáticos, desde a compreensão dos dados até a definição das ações a serem tomadas”, explica.

 

Metodologias utilizadas

De acordo com Castellar, primeiramente é preciso entender o cenário dos clientes, suas necessidades e quais tipos de problema precisam ser resolvidos. “Então olhamos para as informações e observamos o que está disponível e o que precisa ser trabalhado. Esses elementos são analisados por nossos cientistas de dados objetivando as perguntas a serem respondidas, mas sem deixar de buscar por correlações que podem não ter sido percebidas”, afirma, completando que as respostas são obtidas a partir das técnicas avançadas de análises e uso de programas de computadores. Isso pode ser pontual, recorrente, pode tratar tanto de respostas descritivas e diagnósticas como preditivas e prescritivas: tudo depende da situação e da necessidade de nossos clientes.

Mas, para que os dados sejam o mais adequado e confiável possível, a área de Gestão de TI tem um papel importante, pois muitas vezes é necessário apoiar o cliente na estruturação das informações e na gestão sobre estes indicadores. “Analytics e Gestão de TI atuam em constante parceria complementar”, finaliza.

Quer entender melhor como podemos analisar seus dados?
Entre em contato com um de nossos especialistas.

Posts Relacionados
7 ações para uma TI mais eficiente

Por Clovis Hitos Gonçalves, Especialista Inmetrics A velocidade alucinante das mudanças nos mundos dos negócios com a digitalização das empresas tem tido forte impacto na área de tecnologia da Informação. Não é mais permitido que essa área tenha ineficiências e o isolamento inerente à sua natureza técnica. Relacionado

Saiba mais
O poder de Big Data e Business Intelligence

Imagine um pequeno universo de dados que, uma vez processados e cruzados, podem apresentar uma série infindável de informações, relevantes ou não. Cruzando estas informações, os resultados podem ser perfis mais específicos de usuários, padrões de comportamentos ou mesmo dados de geolocalização que mostrem informações relevantes para melhorias na infraestrutura de uma cidade, por exemplo. […]

Saiba mais
Os avanços e soluções da TI para o Varejo

A tecnologia transformou a forma como os consumidores agem e pensam no momento de uma compra. A internet tornou a tela do computador uma vitrine, cheia de opções e promoções, além de abrir espaço nas redes sociais para disseminar opiniões e relatar fatos sobre os produtos e processos de aquisições. Diante desta nova realidade, o […]

Saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *