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Qualidade

A avaliação e melhoria contínua da qualidade nas entregas é fundamental em uma TI eficiente. A garantia da qualidade deve ser proativa e focada em resultados concretos para o negócio. Em mais de uma década de trabalho, adquirimos uma grande experiência prática, consolidada em diversas frentes.

O QUE É?

Definição, estruturação e criação de programas para execução e validação automatizada de testes funcionais e não funcionais

SERVE PARA

  • Realizar baterias sucessivas dos mesmos testes e assegurar que o comportamento dos ambientes está como esperado.
  • Garantir que o comportamento é o mesmo entre ambientes diversos, seja em testes, homologação ou produção.
  • Executar grande número de validações em espaço curto de tempo.
  • Fazer validações complexas com grande conjunto de resultados, como malhas batch.
  • Encadear a execução de diversos testes para validar o comportamento integral do sistema.

RESULTADOS

  • Levantamento do conjunto de programas a ser executados de forma automatizada para a validação dos ambientes.
  • Registro consistente dos resultados executados – tracking.
  • Registro de defeitos ou incidentes dentro do ferramental adequado, com capacidade de identificação e reprodução das falhas encontradas.

PRAZO

1 a 3 meses

O QUE É?

Identificação e resolução dos pontos de estrangulamento da aplicação. É feito com a aplicação de cargas sintéticas no ambiente e monitoramento de todos os componentes da infraestrutura (servidor web, servidor de aplicação, banco de dados, sistema operacional, storage e rede). Apresenta um relatório indicando volume de usuários concorrentes suportado pelo ambiente, volume e tempo de respostas de requisições e transações executadas (throughput).

SERVE PARA

  • Testar comportamento de aplicações com alto volume de usuários ou dados
  • Mapear a performance da aplicação em novo ambiente.
  • Identificar pontos de gargalo em aplicações.
  • Medir a capacidade da aplicação antes que ela entre em produção e dimensionar corretamente os recursos necessários para seu uso.

RESULTADOS

  • Previne e soluciona deficiências antes de afetar o usuário final.
  • Dimensiona os recursos para o bom funcionamento da aplicação em produção.
  • Antevê o impacto do crescimento no comportamento da aplicação.
  • Auxilia a tomada de decisão de implantação de projetos (GO/NO GO) em comitês de GMUD.

PRAZO

2 a 6 semanas. Pode ser realizado também em ambiente produtivo com variação de período.

O QUE É?

Controle e geração de massa de dados, utilizada em processos de teste. Permite que as execuções sejam feitas de forma consistente e coerente em múltiplos ambientes de teste. Mantém um mapa de como a informação deve ser gerada e mantida dentro do ambiente. Provê atividades de criação, manutenção e envelhecimento de massa de dados.

SERVE PARA

  • Prover informações para que testes sejam realizados no ambiente.
  • Evitar que equipes fiquem paradas esperando por informações para poder trabalhar.
  • Manter o conhecimento estruturado sobre a geração e manutenção da massa de dados.
  • Ser um ponto central de conhecimento para as equipes multissistemas.

RESULTADOS

  • Acelera o processo de testes, com a criação e manutenção antecipada de massa para execução.
  • Reduz o risco operacional de sistemas, mantendo uma base de conhecimento que pode ser utilizada por diversas equipes.
  • Evita desperdício de tempo de equipes de desenvolvimento e de testes.

PRAZO

de 3 a 6 meses para iniciar operações

O QUE É?

Suporte a processos estruturados de teste. Consiste no monitoramento contínuo dos ambientes utilizados para realização de testes, gestão de incidentes, gestão de configuração e promoção de componentes entre os ambientes de forma controlada e sincronizada com as equipes.

SERVE PARA

  • Gerir ambientes de teste, homologação e pré-produção compartilhados entre diversos projetos.
  • Ambientes de testes integrados e complexos.
  • Garantir o máximo de disponibilidade e estabilidade do ambiente para a validação das aplicações.
  • Aumentar a eficiência das equipes de testes e eliminar inconsistências de testes realizados.
  • Melhorar o acompanhamento da evolução de projetos de desenvolvimento.
  • Restabelecer o ambiente da forma mais rápida e assertiva possível.

RESULTADOS

  • Aumento em até duas vezes na disponibilidade dos ambientes, ampliando o tempo para testes.
  • Redução de custos com retrabalho das equipes de validação.
  • Queda de até 80% no tempo de resolução de incidentes.
  • Geração de base de incidentes conhecidos e workarounds.
  • Controle efetivo do versionamento de componentes em cada ambiente.
  • Implementação de janelas de promoção em ambientes de não produção.

PRAZO

1 a 3 meses

O QUE É?

Avaliação de prós e contras da arquitetura de uma aplicação em desenvolvimento. Identifica desvios arquiteturais ou padrões de construção de código e arquitetura que comprometam requisitos de desempenho. Ou ainda que possam produzir efeitos colaterais, como dificuldade e complexidade de manutenção, fragilidade e pontos únicos de falha, ausência de redundância em componentes sensíveis e críticos, além de baixa escalabilidade. São analisados todos os artefatos de documentação arquitetural, o que envolve também aspectos não funcionais da aplicação.

SERVE PARA

  • Analisar aplicações críticas em construção. Ideal para as fases iniciais do projeto, quando os requisitos e escopo já estão definidos, mas o desenho técnico ainda está sendo produzido.
  • Aumentar a eficiência de código, quando os primeiros componentes da aplicação estão sendo construídos.

RESULTADOS

  • Antecipação de problemas arquiteturais e de codificação.
  • Apresentação de relatório detalhado com problemas identificados, impactos previstos e recomendações.
  • Redução drástica de custos em aplicações cuja construção ocorreria sob fundação arquitetural inadequada.
  • Melhoria de formação da equipe de arquitetura e desenvolvimento.

PRAZO

2 a 3 meses para análises de arquitetura. Os resultados só podem ser obtidos após a devida construção da aplicação, o que pode levar de meses a anos.

Especialista

especialista@inmetrics.com.br