/ PT / ES / EN /

As vantagens competitivas de uma nuvem pública

As vantagens competitivas de uma nuvem pública

Opção é mais flexível, escalável e de fácil gerenciamento; falta de confiança ainda é tabu.

Os serviços públicos de computação em nuvem oferecem às empresas a oportunidade de focar seus esforços nas funções essenciais da organização.

Segundo o National Institute of Standards and Technology (Instituto de Padrões e Tecnologia dos EUA), a computação em nuvem permite o acesso à rede sob demanda a um conjunto compartilhado de recursos de computação que podem ser fornecidos de forma rápida e fácil. Os recursos são liberados com esforço mínimo do usuário e contam também com recursos escaláveis e distribuídos geograficamente atendendo assim as necessidades de negócio do cliente.

Uma nuvem pública é baseada no modelo-padrão de computação em nuvem, no qual um provedor de serviços disponibiliza recursos, como aplicativos e armazenamento, ao público em geral pela internet. Os serviços em nuvem pública podem ser gratuitos ou oferecidos em um modelo de pagamento por uso.

Na nuvem pública, todo o hardware, software e outras infraestruturas de suporte são de propriedade e gerenciadas pelo provedor de nuvem. Nele, é possível acessar esses serviços e gerenciar sua conta usando um navegador da web.

Ao optar pela computação em nuvem, os clientes não precisam investir grandes esforços em plataformas de hardware / software para criar e manter uma infraestrutura de TI. Em vez disso, é possível usar serviços em nuvem e pagar de acordo com a utilização.

 

Prós e contras

Os principais benefícios da utilização de um serviço de nuvem pública são:

– Configuração fácil e ampla gama de serviços disponíveis de forma escalável, com performance e distribuição geograficamente.

– Indicada para empresas que possuem ambientes com crescimento imprevisível de número de usuários ou que têm aplicação com grande consumo de recursos em apenas alguns períodos do ano.

– Ideal para empresas que desejam diminuir a burocracia com gerência de TI e preferem focar apenas no negócio.

* Otimização dos recursos: você paga pelo que usa.

 

Já os contras da utilização desse tipo de serviços são:

– Preocupação com potenciais vulnerabilidades ou ataques.

– Conformidade regulatória (compliance).

– Disponibilidade, pois, mesmo com a implementação de sistemas para melhorar a disponibilidade, interrupções podem ocorrer periodicamente.

– Custo elevado para ambientes grandes.

– Baixa customização de recursos ou sistemas.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *