Blog

Notícias, novidades e informações sobre o mundo Hard Tech

DevOps: um caminho de sucesso para melhores desenvolvedores

No mundo competitivo de hoje, combinar velocidade e qualidade pode ser a chave para estar sempre à frente de seus concorrentes. Não à toa, empresas estão sempre em busca de formas de acelerar o ciclo de desenvolvimento de produtos ou aplicações. Produzir com

velocidade sem sacrificar a qualidade, no entanto, pode ser um desafio. E é aqui que o DevOps entra em cena.

O DevOps é o conjunto de práticas que combina o desenvolvimento de software (Dev) e as operações de TI (Ops) para otimizar o ciclo do desenvolvimento de software e, ao mesmo tempo, fornecer atualizações, recursos e correções em alinhamento com as metas de negócios. A metodologia tem sido cada vez mais adotada em empresas de desenvolvimento de software e aplicações. Isso porque, além de mostrar excelentes resultados, a aplicação de DevOps pode, também, otimizar o trabalho de desenvolvedores.

Entrega mais rápida de recursos

Quando os desenvolvedores criam software ou aplicações, eles se conectam com a equipe de operações de TI para enviar o produto para teste. Se o software ou o aplicativo for completamente novo, a equipe de testes precisará primeiro estabelecer o ambiente de teste. Por outro lado, se o software do aplicativo for apenas uma versão atualizada e o ambiente de teste já tiver sido criado, as operações de TI ainda precisarão adicionar interfaces, aplicativos secundários e configurá-los.

Todo esse processo pode ser demorado e envolve muita comunicação entre as equipes, que, por vezes, poderá ser mal interpretada. A aplicação da metodologia DevOps, permite que os times estejam em perfeita sincronia e os resultados tenham melhor qualidade.

Além disso, a equipe de desenvolvimento pode obter feedbacks rápidos por meio da integração dos times. Como resultado, as empresas podem liberar com mais velocidade atualizações de seus produtos.

Eficiência aprimorada

A metodologia DevOps incentiva a equipe de desenvolvedores e de operações a trabalharem em conjunto. Os testes e a integração automatizadas agilizam o trabalho. A integração ou configuração do código podem ser feitas de maneira mais rápida. Como resultado, a eficiência do trabalho melhora e produto é entregue com mais qualidade.

Além disso, através da metodologia do DevOps, os desenvolvedores são incentivados a se manterem no loop durante todo o ciclo e não apenas no estágio de desenvolvimento e integração de um produto ou aplicação. Isso acaba aumentando a qualidade do código, pois os desenvolvedores podem identificar facilmente os bugs e corrigi-los, mantendo os mesmos padrões de codificação. Como resultado, os códigos são aprimorados e as atualizações e correções são entregues muito mais rapidamente e com menores chances de erro.

Receita de sucesso

Assim, não é difícil perceber que a aplicação da metodologia DevOps pode impactar enormemente o ciclo de desenvolvimento de produtos. Uma vez que economiza tempo, dinheiro, recursos e, o mais importante, reduz o tempo que um produto ou aplicação demora para ser lançado no mercado.

Quando a Netflix foi lançada, por exemplo, não havia ferramentas comerciais disponíveis para executar uma infraestrutura de nuvem sem grandes problemas. Por isso, a Netflix optou por soluções de código aberto para lidar com essa questão. Foi assim que surgiu o Simian Army, que, nada mais é, do que um conjunto de ferramentas automatizadas. O Simian Army permitiu que a Netflix automatizasse os testes e resolvesse os bugs antes que eles afetassem seus clientes. E, desde então, a empresa está usando ferramentas de código aberto e automação que permitem implantar código milhares de vezes por dia.

Hoje, a concorrência é alta em todos os tipos de negócios. Para se destacar em meio a seus concorrentes, é importante se esforçar para lançar seus produtos ou aplicações no mercado com mais velocidade, sem perder a qualidade. Que tal começar adotando as práticas de DevOps?

Escrito por Monica Cachoni, Test Engineer at Inmetrics

Quer saber mais sobre DevOps ?