Insights

Notícias, novidades e informações sobre o mundo Hard Tech

DevOps: o que é e como aplicá-lo.

por: Inmetrics em

| 11.06.2019

A engenheira elétrica Mônica Cachoni, formada pelo Centro Universitário FEI, bateu um papo com a gente sobre as vantagens de implementar as práticas de DevOps em uma organização. Engenheira de Testes da InMetrics, ela explicou o que é de fato o processo, seus principais pilares e como implementá-los.

Segundo ela, sim, ágil é muito mais que ser rápido, é a metodologia aplicada que tem a ver com qualidade.

Existem estratégias para verificar a qualidade em grandes projetos. E um dos maiores tradeoffs é escolher os principais testes mínimos, executados por cada commit, de uma nova feature que garanta a qualidade. Como escolher este subconjunto para que adicionados a uma esteira DevOps possam fazer sentido para um projeto, é um dessas estratégias, conta.

Mônica estreia um ciclo de entrevistas que iremos compartilhar agora. E se DevOps é um termo que ainda gera dúvidas no seu dia a dia e do seu time, esse artigo é para você! Confira como funciona a jornada para automação de testes e, principalmente, como efetuar a mudança de mentalidade entre as equipes. Vamos nessa?

 

O que é DevOps e quais os seus principais pilares? 

DevOps é um termo criado para descrever um conjunto de práticas para integração entre as equipes de desenvolvimento de softwares, operações (infraestrutura ou sysadmin) e de apoio envolvidas como controle de qualidade. Faz parte do trabalho, também, a adoção de processos automatizados para produção rápida e segura de aplicações e serviços. Seus pilares são baseados em entrega rápida e maior confiabilidade. De forma que toda a complexidade seja retirada do dia a dia dos projetos.

Na prática, como ele funciona? E quais são seus principais benefícios?

DevOps surgiu da união das palavras “desenvolvimento” e “operações”. Seus efeitos ocorrem a partir da união de ferramentas e mudança de mindset, visando organizar processos de forma a otimizar ganhos. É necessário construir uma ponte entre os departamentos de uma empresa, para que consigam de forma disciplinada seguir processos e potencializar seus resultados. Quanto aos benefícios da cultura DevOps, eles são surpreendentes. Podem causar revoluções significativas em todo processo de trabalho, melhorando a qualidade de forma contínua.

Como adotar o modelo DevOps dentro de uma  organização?

Deve-se iniciar com times menores, mas que envolvam toda a organização. Todos os times precisam estar alinhados, conscientizados e, principalmente, engajados na mudança de mindset.

Qual a jornada ideal para a automatização de testes dentro de uma organização?

As organizações precisam estar focadas no novo modelo de trabalho, onde todos os desenvolvedores e analistas de testes trabalham em conjunto. Na jornada, é preciso entender as necessidades, automatizar tudo o que for possível  e, ao mesmo tempo, usufruir dos benefícios que a automação de testes traz para a  qualidade contínua.

Quais são as principais estratégias que devem ser aplicadas em grandes projetos dentro da metodologia ágil?

 Destaco uma boa comunicação, times engajados e motivados.

O que deve ser avaliado no momento de escolha de qual teste utilizar em um projeto?

Deve-se avaliar o teste em uma parte fundamental do sistema e garantir que ele irá funcionar corretamente. Por exemplo, um celular precisa fazer chamadas e enviar mensagens. E com estas duas funcionalidades ele atende minimamente o propósito dele. Se um aplicativo de jogos funcionar, até seria interessante testar. Mas não fundamental, pois ele já cumpriu a funcionalidade dele.

Como migrar o time para um novo processo de trabalho?

Com muita paciência, disposição, treinamento e persistência. Não se corre uma maratona em um mês de treino, mas em anos de muito foco e trabalho.

No dia a dia de um projeto, quais as mudanças imediatas que o novo processo traz para o time e para o cliente?

Confiança, senso de participação e motivação. Todo profissional sente-se muito mais motivado quando consegue visualizar o propósito do que está fazendo.

Quais as dicas que você pode dar para gestores que estejam avaliando adotar o DevOps em sua empresa?

Seja persistente, tenha calma, erre, erre de novo, desmotive-se,  mas motive-se novamente. O resultado é muito prazeroso!

Escrito por Mônica Cachoni, Test Engineer na Inmetrics.

Quer saber mais sobre DevOps? Entre em contato conosco.