Blog

Notícias, novidades e informações sobre o mundo Hard Tech

Projeto “Eu Indico”: quando o Marketing afetivo dá certo

Uma vez li que os clientes jamais amarão a nossa empresa até que os nossos empregados a amem primeiro ou ainda, um cliente satisfeito nos apresenta à mais 3, um insatisfeito nos leva 10. Com esta linha de raciocínio, percebi que vendas fluem facilmente através de indicações, e com emoções: o Marketing Afetivo.

Apesar de não estudar com profundidade o Marketing, sou curioso sobre o assunto e, admito, como marketeiro, sou um bom vendedor e, com uma curiosidade quase infantil, me peguei um dia observando o relacionamento entrebrasileiros – sou alemão de origem e vivo no Brasil há 20 anos – e o quanto essa relação, carinhosa ou não, interfere ou influencia na decisão de compra e venda. Nessa reflexão, pensei em relacionamentos, parcerias e as indicações que esses, propiciam. Então, apresento a vocês: o projeto  Eu Indico.

Um projeto baseado nas relações estabelecias entre os profissionais da INMETRICS e familiares, amigos e conhecidos que atuam como profissionais de outras empresas de TI – pessoas da INMETRICS que, conhecendo nosso portfólio, identificam possíveis oportunidades de venda. O intuito deste projeto é aumentar a quantidade de vendas, reduzir o tempo do ciclo de vendas como um todo, usufruir da já existente proximidade com cliente, assegurando-lhe a satisfação na entrega dos projetos e a realização do cross- e upselling.

Nossos funcionários foram convidados a se familiarizar com o portfólio e a buscar relacionamentos com os quais, nós da INMETRICS, pudéssemos fazer negócio. Uma vez que a venda fosse realizada, nossos funcionários receberiam um prêmio baseado no volume de vendas, assumindo um papel ativo nesse processo, gerando um status de confiança – levando em consideração um relacionamento pessoal pré-existente que tende a ser ainda mais respeitado do que já fazemos em um meramente comercial.

 

Escrito por Richard Freund, Sales and Alliance Director.

Quer saber mais sobre Marketing Afetivo?