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Robotic Process Automation (RPA): o que é e como funciona

O Robotic Process Automation, conhecido como RPA, é a nomenclatura dada às soluções de automação com o uso de softwares (robôs) que navegam na camada de visualização dos sistemas e realizam o passo-a-passo dos fluxos de negócios nos sistemas, automatizando as atividades humanas rotineiras, como cadastro, consultas, validações e exportações, dando maior velocidade nesses processos, aumentando a produtividade e reduzindo os erros.

O RPA tem foco nas camadas de produtos e negócios das empresas e atende diversos setores de mercado. Um grande ganho dessa abordagem é que possibilita a integração de sistemas distintos sem a necessidade de customização dos sistemas, pois os robôs fazem uso das interfaces já existentes e tem um tempo de criação bem menor do que qualquer customização e o ROI pode ser obtido em menos de 6 meses.

Segundo dados do Gartner de 2019, o mercado global de RPA está crescendo 57% a cada ano. Em 2018 estima-se que foram gastos US$ 680 milhões e tem a previsão de US$ 2,4 bilhões até 2022.

“O RPA é uma ferramenta crucial na transformação digital das empresas, uma vez que acelera a digitalização dos processos, migrando o que é analógico e operado por pessoas em telas de sistemas por robôs fazendo integrações entre sistemas.”

Como funciona

O princípio do RPA é a utilização de robôs, que são algoritmos capazes de executar tarefas que, num primeiro momento, repetem ações humanas, imitando as interações que os usuários fazem ao lidar com sistemas. Podendo evoluir para algoritmos cognitivos, que imitam o julgamento humano, tomando decisões, fazendo uso de machine learning e subindo mais um degrau evolutivo, aumentando a inteligência humana, com uso de Inteligência artificial.

Na entrada de dados automática, em sistemas de automação tradicionais, é necessário que um funcionário insira os dados no sistema em algum momento. No RPA, o próprio robô fica responsável por coletar os dados e trabalhá-los.

Já na integração de multissistemas, qualquer plataforma (ERPs, CRMs, sistemas de gestão financeira, navegadores) pode ser automatizada. Afinal, o RPA não funciona influindo diretamente no código dessas aplicações, ele atua imitando os comandos que um humano faria em um sistema digital.

Na validação e qualidade de dados, enquanto está fazendo as suas funções, ele também é capaz de estruturar os dados transacionados e analisar a qualidade dos seus dados e, ao final, produzir um relatório capaz de oferecer um panorama do que está acontecendo na sua empresa.

Agora que você já sabe o que é e como funciona o RPA, apresentamos abaixo três vantagens do Robotic Process Automation para a sua organização. Confira:

 1 – Agilidade: a criação de robôs é muito mais rápida do que o desenvolvimento de um sistema customizado ou a automatização via BPMS, dado que reproduz exatamente os mesmos passos que uma pessoa realizaria;

2 – Custo: por ser muito mais rápido de implantar, o custo de automatização de um processo via RPA é bem menor do que o de outras alternativas. Além disso, por acessar diretamente a interface visual dos sistemas, o RPA evita custos com integração de sistemas, que em geral são uma parte significativa em um projeto de automatização;

3 – Flexibilidade: uma das grandes vantagens do RPA é permitir que o próprio responsável pela realização do processo participe de sua automatização, fazendo com que eventuais mudanças e ajustes sejam mais ágeis (menor dependência da equipe de TI).

 

Escrito por:

Rodrigo Gomes, RPA Technical Manager na Inmetrics.

 

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